076663610329

1306 palavras 6 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Disciplina: Fundamentos da Educação IV

Avaliação à Distância 1 (2014 - I)

Coordenador Prof.: Marco Antonio de Moraes

Pólo: Cantagalo

Curso: Historia

Aluno(a): Rosemayre Azevedo Conceição

Matricula:11216090151

Nota________

A perplexidade e a crise de paradigmas não podem se constituir num álibi para o imobilismo.

Mais do que a solidariedade, estamos vendo crescer a competitividade. Venceu a barbárie, de novo? Qual o papel da educação neste novo contexto político? Qual é o papel da educação na era da informação? Que perspectivas podemos apontar para a educação nesse início do Terceiro Milênio? Para onde vamos?

Fala-se muito hoje em "cenários" possíveis para a educação, portanto, em "panoramas", representação de "paisagens". Para se desenhar uma perspectiva é preciso "distanciamento". É sempre um "ponto de vista". Todas essas palavras entre aspas indicam uma certa direção ou, pelo menos, um horizonte em direção ao qual se caminha ou se pode caminhar. Elas designam "expectativas" e anseios que podem ser captados, capturados, sistematizados e colocados em evidência.

Falar de "perspectivas atuais da educação" é também falar, discutir, identificar o "espírito" presente no campo das idéias, dos valores e das práticas educacionais que as perpassa, marcando o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro.

A educação tradicional e a nova têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual. Todavia, o traço mais original da educação desse século é o deslocamento de enfoque do individual para o social, para o político e para o ideológico.

No século XX, o fenômeno da globalização deu novo impulso à idéia de uma educação igual para todos, agora não como princípio de justiça

Relacionados