076560770655

589 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada - Eixo III
Música na Escola
Neusa Teresinha Dias Teixeira Semana 11 e 12 – MPB para crianças

Comecei a atividade, apresentando a história de Noel Rosa através da apresentação do PPS “No Botequim com Noel”. Para isto utilizei o computador e a televisão para que todos acompanhassem a história. Depois de contar a história com o auxílio do PPS, distribui cópia da letra da música “Conversa de Botequim” para todos e em seguida apresentei três interpretações da música. A do disco do livro cantada por crianças, um clipe do Chico Buarque de Holanda gravada na Confeitaria Colombo e outro clipe da Maria Rita em um programa de televisão “Som Brasil”. Gostaram mais da Interpretação do disco cantada por crianças. Cantamos um pouco a música e apresentei para ele um pouco mais da história de Noel Rosa com conteúdo retirado de http://www.mpbnet.com.br/musicos/noel.rosa/ site MPB NET. Conversamos sobre a história dele e fizeram perguntas como o que era botequim, sobre o porque que as pessoas morriam de tuberculose antigamente e outras curiosidades que não estão acostumados a debater.
Num segundo momento voltamos a cantar a música desta vez tentando colocar o passo com ela. Divertiram-se muito, pois não estavam acostumados a me ver cantando e dançando com eles. Isto os entusiasmou muito e ao mesmo tempo me deixou muito à vontade. Continuamos por algum tempo tentando acertar os passos e os ritmos de todos. Por fim deixamos para continuar mais tarde em um outro dia.
Em outro momento iniciei a aula apresentando o vídeo onde aparece o “Bando de Tangarás” grupo que Noel Rosa fazia parte cantando a música “Vamos Fallá do Norte” produzido por Benedetti-Film ( http://www.youtube.com/watch?v=L4H6ngbAz4 ) e após voltamos a tentar acertar o trabalho com o passo. Não ficou perfeito, mas eles já apresentaram consideráveis melhoras. Ainda sugeri que ele tentassem batucar

Relacionados