07608736828

781 palavras 4 páginas
A África do Sul é um país extenso, com grande diversidade de povos que, ao longo dos séculos, formou-se deixando suas marcas. Por essa razão a história da África do Sul – que, de acordo com o conhecimento mais recente, pode bem ser o “berço da humanidade” – está relativamente bem documentada e plena de acontecimentos com importância para todo mundo.
Podemos assim dividir a história da África:
1. Pré-história:

Dessa época surgiram vários sítios arqueológicos com fósseis de hominídeos com grande importância histórica. Sítios esses considerados como Patrimônio Mundial!.Nesta região foram encontrados fósseis que permitem considerá-la como o “berço da humanidade”, entre os quais os mais importantes são “Mrs. Ples”, um esqueleto quase completo de um Australopithecus africanus com mais ou menos 2,8 milhões de anos! E também, “Little Foot”, outro exemplar, mais velho ainda que o anterior!

2. Descoberta e Civilização:

A ´Africa do Sul foi “descoberta” por Bartolomeu Dias que, em 1488, aportou à Ilha Robben (atual Cidade do Cabo). Essa ilha foi, por muito tempo, utilizada por navegadores portugueses, ingleses e holandeses como posto de reabastecimento e, como nessa época, a região era habitada por povos Khoisan, Xhosa, Zulu e vários outros, em 1591 um grupo de Khoikhoi, cansados das práticas comerciais desleais dos europeus, atacou a Ilha Robben. Como não tinham nada que superassem as armas de fogo dos europeus, foram derrotados e deixados na ilha sem comida, nem água. Estes foram os primeiros prisioneiros da Ilha Robben.

3. Colonização Holandesa: Em abril 1652 Jan Van Riebeeck, da Companhia Holandesa das Índias Orientais, promoveu a colonização da região e fundou a Cidade do Cabo no sul da África, no sopé da Montanha da Mesa. Com o passar do tempo vieram povos dos Países Baixos, Alemanha, França ,Escócia e de outras regiões da Europa e tentaram “disciplinar” os Khoisan para as suas atividades agrícolas e quase os exterminaram. Então, começaram

Relacionados