072767561112

542 palavras 3 páginas
Traços expressivos da pesquisa e da produção de conhecimento no Serviço Social.

O Serviço Social contemporâneo responde por significativa produção de conhecimentos nas mais diversas áreas das ciências sociais e humanas.
Em 1970 com maior evidência, a profissão inseriu-se como Interlocutora das demais áreas do conhecimento e começou a responder por sua própria produção teórica,permitindo maior destaque a produção de conhecimento.
Ou seja o Serviço Social foi ganhado espaço junto com: (CNPq) e o (Capes) oferecendo cursos.
Resgatando portanto momentos particulares no processo histórico da profissão.
O Serviço Social como profissão inserida na divisão social do trabalho tem algumas singularidades em seu “Fazer Profissional”.
Uma da mais Destacadas: A execução de políticas públicas no enfrentamento das expressões da “Questão Social”.

“A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.”
O Serviço Social , Capital Monopolista e o Estado.

Em 1890 e 1940 as contradições sociais foram substanciais e a economia burguesa buscou saídas para manter seu ciclo de acumulação. A principal característica dessa fase do capitalismo é o acréscimo dos lucros capitalista por meio do controle dos mercados.
Os principais fenômenos da organização monopólica são: crescimento continuo dos preços das mercadorias e serviços produzidos pelos monopólios; taxas de lucros tendem a ser mais altas nos setores monopolizados;taxas de acumulação eleva-se em contrapartida,ocorre a tendência descendente da media de lucro e a disposição ao subconsumo,investimento concentram-se nos seteros de maior concorrência, substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto em razão da inserção de novos

Relacionados