0711041 09 Cap 01

2562 palavras 11 páginas
17

1
INTRODU Ç Ã O

1.1.
Introdução ao Magnetismo
Os materiais magnéticos vêm desempenhando um papel importante e contribuído de forma vital na história das civilizações e no seu desenvolvimento tecnológico. Todas as substâncias sejam elas sólidas, líquidas ou gasosas

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0711041/CA

mostram alguma característica magnética, em todas as temperaturas. Dessa forma, o magnetismo é uma propriedade básica de qualquer material [1].
O magnetismo é uma propriedade cuja natureza é de origem elétrica, e está relacionada com uma carga em movimento. As propriedades magnéticas dos materiais têm sua origem na estrutura eletrônica dos átomos. Do ponto de vista clássico, são de dois tipos os movimentos, associados ao elétron que podem explicar a origem dos momentos magnéticos: o momento angular orbital do elétron, e o momento angular do “spin” do elétron [2].
Alguns materiais apresentam a capacidade de atração e repulsão entre eles, isto pode estar relacionado às propriedades magnéticas. As propriedades básicas observadas em materiais magnéticos podem ser explicadas pela existência de dois pólos diferentes no material. A esses pólos se dão os nomes de pólo norte e sul. A esta configuração de dois pólos dá-se o nome de "dipolo magnético". As propriedades magnéticas dos materiais têm sua origem nos átomos, pois quase todos os átomos são dipolos magnéticos naturais e podem ser considerados como pequenos ímãs, com pólos norte e sul. Isto é algo que decorre de um somatório de dipolos magnéticos intrínsecos devidos ao spin do elétron, pois este movimento cria um dipolo magnético próprio [3]. Sabe-se que dois dipolos próximos e de igual intensidade anulam seus efeitos se estiverem alinhados anti-paralelamente e somam seus efeitos se estiverem alinhados paralelamente (figura 1), portanto apenas os elétrons desemparelhados é que contribuem para o magnetismo.

18

Figura 1: Spin up e Spin down em um alinhamento anti-paralelo, somente Spin up em um

Relacionados