070907981368

622 palavras 3 páginas
Rugosidade
Rugosidade é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos, a exemplo do rugosimetro. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos. Ela influi na: qualidade de deslizamento; resistência ao desgaste; possibilidade de ajuste do acoplamento forçado; resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes; qualidade de aderência que a estrutura oferece às camadas protetoras; Resistência à corrosão e à fadiga; vedação; aparência. A grandeza, a orientação e o grau de Irregularidade da rugosidade podem indicar suas causas que, entre outras, são: imperfeições nos mecanismos das máquinas-ferramenta;
Vibrações no sistema peça-ferramenta; desgaste das ferramentas; o próprio método de conformação da peça.

Perfil de rugosidade

Obtido a partir do perfil efetivo, por um instrumento de avaliação, após filtragem. É o perfil apresentado por um registro gráfico, depois de uma filtragem para eliminar a ondulação à qual se sobrepõe geralmente a rugosidade.

Conceitos básicos

Para estudar e criar sistemas de avaliação do estado da superfície é necessário definir previamente diversos termos e conceitos que possam cria uma linguagem apropriada. Com essa finalidade utiliza- se as definições da norma NBR 6405/1988.

Conceitos básicos de superfícies
1º: Superfícies geométricas: é a superfície ideal estabelecida para projeto sem erro de forma e acabamento
2º: Superfícies real: é a superfície que limita o corpo e, o separa do meio que o envolve com todas as irregularidades deixada pelo método usado na sua produção
3º: Superfícies efetiva: é a superfície avaliada pela técnica de medição.

Sistemas de medição da rugosidade superficial
São usados dois sistemas básicos de medida: o da linha média M e o da envolvente E. O sistema da linha média é o mais utilizado.

Relacionados