070340920671

2129 palavras 9 páginas
[pic]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA
PARFOR – VIZIVALI

DEPARTAMENTO DE LETRAS – DISCIPLINA: LIBRAS
Professoras: Marília Ignatius Nogueira Carneiro e Clélia Maria Ignatius Nogueira

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DOS SINAIS

ROSINÉIA XAVIER DA SILVA

ATIVIDADE 1

1. Organize um resumo, com no máximo 15 linhas, do primeiro capítulo, salientando os aspectos que você considera mais importantes.

A Inclusão, enquanto princípio da Educação Especial originou-se do princípio de Normalização e de Integração, que visava criar condições normais para as pessoas portadoras de necessidade especial na sociedade. Esse princípio, apesar de algumas interpretações equivocadas, foi de grande importância para o desenvolvimento da Educação Especial. No que diz respeito à inclusão dos surdos, é grande a evolução da legislação e com essa ela, das terminologias referentes à surdez, como a diferenciação entre os termos ‘deficiente auditivo’ e ‘surdo’, por ser mais apropriada ao permitir a compreensão da surdez enquanto condição orgânica e social. Essa distinção na terminologia associa-se ao fato da expressão deficiente auditivo, relacionar-se a um modelo médico, uma concepção clínico-patológica onde o surdo é deficiente, enquanto a palavra ‘surdo’ é mais adequada por não entender que o surdo seja inferior ao ouvinte, ou que a surdez seja uma doença. A partir dessas mudanças na legislação e dessa nova abordagem houveram grandes conquistas referentes à inclusão dos surdos.

2. Organize um resumo, com no máximo 15 linhas, do segundo capítulo, salientando os aspectos que você considera mais importantes.

Durante um grande período os surdos foram considerados incapazes de serem ensinados e por isso não freqüentavam escolas, eram excluídos da sociedade, proibidos de casar, possuir bens e viver como as demais pessoas. A história da educação dos

Relacionados