06te

5644 palavras 23 páginas
Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação
Journal of Information Systems and Technology Management
Vol. 2, No. 1, 2005, pp. 69-79
ISSN online: 1807-1775

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: COMMODITY OU
FERRAMENTA ESTRATÉGICA?
INFORMATION TECHNOLOGY: COMMODITY OR STRATEGICAL TOOL?
Luciene Braz Ferreira
Anatália Saraiva Martins Ramos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil

RESUMO
Desde o surgimento da Tecnologia da Informação (TI), nem sempre houve consenso quanto à relação entre seu custo e benefício. Por isto, esta é uma questão que tem sido objeto de estudo no meio acadêmico e empresarial. Resultados de pesquisas apontam para duas vertentes opostas: de um lado, a idéia de que a TI é a solução estratégica para processos e serviços organizacionais; por outro lado, acredita-se que a TI é apenas uma ferramenta e não tem mais valor estratégico.
Além desta dualidade, existe o desafio de justificar os altos investimentos em TI, visto que as empresas, diante da dinâmica competitiva, não podem focar em esforços não produtivos. O presente trabalho tem como objetivo lançar luz sobre a questão e descrever alguns aspectos que levam a tal dúvida. Para tal, realizou uma pesquisa bibliográfica em livros, teses, periódicos científicos e revistas técnicas. Inicialmente, apresentam-se alguns conceitos de gestão da TI. Em seguida, são discutidos assuntos sobre a análise do valor da TI, paradoxo da produtividade e como e quando a TI se comporta como commodity. Ao final, são apresentadas as limitações desta reflexão teórica e as considerações sobre a difícil aplicabilidade prática de medidas de produtividade e valor da tecnologia da informação.
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia da Informação; Valor da TI; Uso estratégico da TI;
Investimento em TI; Paradoxo da TI.

ABSTRACT
Since the sprouting of the informantion technology (IT) and its use for the companies the relation between cost and benefit did not stay clear. This is a question that has been studied and

Relacionados

  • Divisão Celular
    67710 palavras | 271 páginas