063812791376

3481 palavras 14 páginas
TEXTO 4
Internet. Conceito. Histórico. Funcionamento |

I. Conceito ou definição
A internet (Interconnected Networks) é uma rede de computadores e outras redes menores interligados ou conectados entre si em escala mundial através de um protocolo comum chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Daí a referência direta e resumida da internet como sendo a rede mundial de computadores (Nota 1).

II. Histórico
A origem da internet remonta aos idos de 1969 com o Projeto ARPANet (Advanced Research Project Agency Network) do Departamento de Defesa norte-americano. O projeto, dando curso a estudos anteriores, pretendia a manutenção da comunicação entre computadores militares mesmo no caso de ataques nucleares. As principais indicações dos estudos foram as seguintes: a) a rede não teria um computador central e b) as informações trafegariam em pacotes de computador para computador até chegarem ao seu destino final, onde seriam reconstruídas no formato original.
No final da década de 70, a ARPANet atingiu os meios acadêmicos e, já no início da década de 80, transformou-se na internet. Registra-se o início da década de 90 como o começo da exploração comercial da internet.

III. Funcionamento
III.1. Componentes
Vejamos como se processa o tráfego de informações na internet identificando, a partir daí, os vários componentes da Grande Rede. Toma-se, nesse exercício, a situação mais singela de um usuário doméstico utilizando conexão à internet por linha telefônica comum.
O microcomputador doméstico, conectado à linha telefônica por intermédio de um modem, liga para o computador de seu provedor de acesso à internet. Assim, enquanto durar a sessão de conexão, o microcomputador doméstico estará vinculado ao computador do provedor.
Quando o usuário envia um e-mail (mediante um programa gerenciador de correio eletrônico) ou comanda o acesso a um determinado site (através de um navegador oubrowser), o modem converte os sinais digitais (ou bits) do

Relacionados