063812791376

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO 4 
Internet. Conceito. Histórico. Funcionamento |

I. Conceito ou definição
A internet (Interconnected Networks) é uma rede de computadores e outras redes menores interligados ou conectados entre si em escala mundial através de um protocolo comum chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Daí a referência direta e resumida da internet como sendo a rede mundial decomputadores (Nota 1).

II. Histórico
A origem da internet remonta aos idos de 1969 com o Projeto ARPANet (Advanced Research Project Agency Network) do Departamento de Defesa norte-americano. O projeto, dando curso a estudos anteriores, pretendia a manutenção da comunicação entre computadores militares mesmo no caso de ataques nucleares. As principais indicações dos estudos foram as seguintes:a) a rede não teria um computador central e b) as informações trafegariam em pacotes de computador para computador até chegarem ao seu destino final, onde seriam reconstruídas no formato original.
No final da década de 70, a ARPANet atingiu os meios acadêmicos e, já no início da década de 80, transformou-se na internet. Registra-se o início da década de 90 como o começo da exploração comercial dainternet.

III. Funcionamento
III.1. Componentes
Vejamos como se processa o tráfego de informações na internet identificando, a partir daí, os vários componentes da Grande Rede. Toma-se, nesse exercício, a situação mais singela de um usuário doméstico utilizando conexão à internet por linha telefônica comum.
O microcomputador doméstico, conectado à linha telefônica por intermédio de ummodem, liga para o computador de seu provedor de acesso à internet. Assim, enquanto durar a sessão de conexão, o microcomputador doméstico estará vinculado ao computador do provedor.
Quando o usuário envia um e-mail (mediante um programa gerenciador de correio eletrônico) ou comanda o acesso a um determinado site (através de um navegador oubrowser), o modem converte os sinais digitais (ou bits) docomputador em sinais analógicos (formato admitido pelas linhas telefônicas) e os envia ao computador do provedor que realiza o serviço inverso (transforma os sinais analógicos em digitais).
As comunicações entre os computadores na internet adotam um protocolo específico: o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Esse protocolo divide a mensagem em pequenos blocos de informaçõesdenominados de pacotes onde são definidos o destino da informação e a forma de reconstituir a mensagem original. Nesse sentido, computadores diferentes, funcionando de maneiras diferentes, podem estabelecer comunicações entre si: é o conceito de arquitetura aberta, consagrado na internet (Nota 2).
O computador do provedor encaminha os vários pacotes da mensagem para o ponto mais próximo docomputador de destino. Esse procedimento é realizado por máquinas conhecidas como roteadores (que lê o endereço de destino dos pacotes e os envia). No seu caminho até o destino das informações, os pacotes podem passar por vários roteadores.
Se for necessário, como no acesso a um site, o computador de destino devolve ao computador de origem os arquivos componentes da página solicitada. Para tanto, asinformações seguem um processo idêntico ao até aqui descrito.
Portanto, a utilização da internet (navegação, comunicação por correio eletrônico, etc) pressupõe a existência dos seguintes componentes:
a) microcomputador (do usuário);
b) linha telefônica/WIRELESS;
c) modem;
d) provedor de acesso à internet (Internet Service Provider);
e) software de correio eletrônico, navegação, etc;
f) protocoloTCP/IP (normalmente o software necessário já vem instalado no equipamento adquirido);
g) computadores dos provedores (roteadores e outros, permanentemente ligados com os outros provedores);
h) conexões (utilizando diversos meios, tais como linhas telefônicas, cabos de fibra ótica, satélites, cabos submarinos, ondas de rádio, rede elétrica, etc).
Quando o microcomputador utilizado estiver...
tracking img