060681240213

Páginas: 19 (4604 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL








Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue
Como requisito para conclusão da disciplina
“Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”,
Sob orientação da professora-tutora a Distância Alessandra Cecilia Ramos.






Belo horizonte
Abril-2014Universidade Anhanguera – UNIDER

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho visa entender melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos
Reunimo-nos em um final de semana na casa de uma das componentes do grupo. Nesse tempo lemos todos os atos edecidimos já começar a nossa pesquisa. Começamos então a nossa atividade e o que restou nos reunimos novamente, dessa vez na faculdade e finalizamos o nosso trabalho.
Ao executarmos esse trabalho aprendemos a entender sobre a organização do ensino brasileiro, incluindo desde o órgão da união, ministério da educação (MEC.) e suas responsabilidades, até os órgãos estaduais e municipais. Sobre aestrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos com suas vantagens e desvantagens.
Fazendo uma breve reflexão do universo de uma criança, com base em vários autores e teorias, tais como de Henri valo, Jean Piaget e leva Vygotsky, que estudaram o processo de ensino-aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento da criança, como sujeito participativo nesteprocesso.


A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃOINFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

Inicialmente ensino tradicional avaliação aluno na figura classificatória passiva proposta de mudança educacional em 1932. Escola nova representantes do movimento surge uma nova visão vista na escola, educação retratada por Anísio Teixeira manifesto dos pioneiros da Lourenço filhoeducação Fernando de Azevedo década de 80 democratizações do ensino 1988. promulgação 1990 estatuto da criança e da constituição. Adolescentes federal relatório da UNESCO coordenado por Jacques Delors 1989 promulgação da quatro pilares para uma educação de constituição qualidade estadual aprender a conhecer; – aprender a fazer; – aprender a conviver; – aprender a ser.
Lene 9394/96. Atualização a educaçãobrasileira e confirma suas mudanças educação básica ganha o caráter obrigatório e em três modalidades educação infantil: crianças de 0 a 5 desde 1996, no Brasil, corresponde ensino ao ensino médio (antigamente anos de idade chamado de segundo grau) a etapa fundamental do sistema de ensino equivalente á última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento bem como a formação duraçãomínima do cidadão para a vida social e para creche de nove anos o mercado de trabalho, oferecendo o pé- de zero a caráter conhecimento básico necessário escola 3anos obrigatório para o estudante ingressar no ensino de quatro a de todos os alunos superior. Cinco anos de idade de 6 a 14 anos. O ensino fundamental de nove tem como objetivo principal, nos textos legais, uma nova abordagem pedagógicaque considere o aluno em seu processo de desenvolvimento, ganhando novas possibilidades de um trabalho que integre diversas disciplinas; valorizando os saberes que ocorrem nos primeiros anos que tem como objetivo a alfabetização dos alunos como forma de garantir a aprendizagem das competências leitora e escritora que garantirão as outras atividades e o desenvolvimento da clientela em suaintegralidade e preparando-a para o pleno exercício da cidadania.

AS ATRIBUIÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 

O ministério da educação (mec.) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de ministério da educação e saúde pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!