05EFEITOS DA ATIVIDADE F SICA INTENSA NO CRESCIMENTO DE CRIAN AS NA

2600 palavras 11 páginas
EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA INTENSA NO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS NA
FASE ESCOLAR INICIAL
Acadêmicos da UCB: Helio Carlos Lima de Abreu e Natali Rodrigues

RESUMO
A atividade física intensa em crianças na fase escolar inicial pode vir a ocasionar efeitos não desejáveis no processo de crescimento e desenvolvimento infantil. Apesar da atividade física ter efeitos positivos, quando não controlados, podem causar efeitos negativos no crescimento normal de crianças na fase escolar inicial.
Quando trabalha-se a atividade física com crianças na fase escolar inicial deve-se considerar processos como crescimento, desenvolvimento e estado maturacional, além dos aspectos nutricionais e fisiológicos.
Assim, pode-se avaliar a atividade física na infância, seus benefícios e seus efeitos quando executada com uma intensidade não adequada.
Para conhecer os efeitos da atividade física intensa no crescimento de crianças na fase escolar inicial, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica, com natureza de resumo de assunto, utilizando-se livros, artigos e sites específicos da
Internet. O estudo mostrou que a atividade física bem controlada pelo professor pode trazer grandes benefícios para a criança como melhora do estado maturacional, psicomotor e psíquico.

PALAVRAS-CHAVE: Crianças, Atividade Física; Crescimento, Estado Maturacional.
INTRODUÇÃO
Quando se trata de atividade física em crianças na fase escolar inicial, deve-se entender que estas encontram-se em plena fase de crescimento, desenvolvimento e maturação, e que isto deve ser considerado na hora de ministrar as atividades. Além disso, a criança possui necessidades energéticas para a execução das atividades físicas e possui aspectos fisiológicos e estruturais particulares, diferentes do adulto, principalmente com relação à potência aeróbia e anaeróbia.
A atividade física intensa em crianças na fase escolar inicial pode vir a causar prejuízos no que tange ao crescimento normal e no desenvolvimento infantil.
Este estudo teve

Relacionados