05AtividadePr tica ProjetodeRecupera oAD

1714 palavras 7 páginas
Atividade Prática Supervisionada

Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina: Manejo de Áreas Degradadas
Prof. Antônio Geraldo Alves Ribeiro

Este modelo foi desenvolvido visando à recuperação de áreas degradadas (pela agricultura, pecuária, mineração ou urbanização). Seu caráter é orientativo e exemplificativo, não esgotando as possibilidades técnicas de recuperação de áreas degradadas.
O objetivo é o de facilitar a elaboração de projetos de recuperação de áreas, por parte dos tomadores, nos casos em que este modelo for aplicável.
A grande diversidade de condições, tanto regionais como locais, podem tornar o presente modelo inaplicável em alguns casos, fazendo-se necessária a elaboração de um projeto específico, considerando as características do local a ser recuperado.
Por fim, ressalta-se que o projeto, quando realizado, será submetido à análise por parte dos professores, devendo estar tecnicamente adequado e de acordo com as especificações/tópicos apresentados abaixo.

AVALIAÇÃO VISUAL DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA MATA DO BAIRRO FRASCISCO DUARTE,ARAXÁ-MG
MODELO PARA PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

1- JUSTIFICATIVA
Descrever o tipo de área a ser recuperada. Abaixo um exemplo apresentado pela FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo para recuperação de nascentes.
Considerando a urgência de recuperar as nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos a (NOME DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE) propõe este projeto de recuperação das áreas de preservação permanente (APPs) das nascentes não só como ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo, gerar trabalho, manter e ampliar a beleza cênica de uma paisagem, e assegurar o bem-estar das populações humanas.
O projeto será executado por meio de serviços de recuperação com a utilização de técnica

Relacionados