05ad702b e1cf 441d a6ff 48859bdca6f2

1674 palavras 7 páginas
PEDRO HENRIQUE DE SOUSA SILVA

CONTABILIDADE APLICADA

Picos PI
2015

CONTABILIDADE APLICADA

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 REVISÃO DE LITERATURA 5
2.1 A CONTROLADORIA DESCATA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. 5
2.2 A CONTROLADORIA, BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS? 5
2.3 A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO? 6
3 ESTUDO DE CASO 6
4 CONCLUSÃO 11
5 REFERENCIAS.......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO As empresas para se manterem no mercado buscam o melhor gerenciamento de seus fluxos financeiros, uma das opções é a redução da saída de recursos. A carga tributária que no Brasil, comparado a outros países é elevada, representa uma parcela significativa do ônus das empresas. Dessa forma, o planejamento tributário ou a elisão fiscal são os instrumentos lícitos que auxiliaram as empresas, aproveitando as brechas existentes nas leis para reduzirem, postergarem ou extinguirem os tributos a serem recolhidos. A controladoria é abordada como um órgão administrativo capaz de auxiliar as empresas para a elaboração do planejamento tributário.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 A CONTROLADORIA DESCATA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.

A controladoria possui a função de ajudar no processo de planejamento, execução e controle as funções da controladoria são o planejamento, controle, contabilidade e informação, são as ferramentas que a contabilidade usará no auxílio do planejamento tributário. Assim a controladoria destaca-se como importante ferramenta na busca da melhor alternativa dentre elas deve ser a mais viável economicamente e que também tenha o menor custo para as empresas.
O planejamento tributário com o auxilio da controladoria é um mecanismo legal,

Relacionados