057732241384

794 palavras 4 páginas
MORFOLOGIA DA FLOR
A flor é o instrumento da planta destinado à reprodução da espécie. A função da flor é mediar a união dos gametas masculino e feminino num processo denominado polinização.
Constituição de uma Flor Completa

Constituição de uma flor completa
Pedúnculo - é ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma
Receptáculo - exctremidade do pedúnculo onde as peças da flor se fixam
Sépalas - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja função é de proteção. As sépalas fecham botão floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se cálice
Pétalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja função é proteger os órgãos reprodutores e atrair pássaros ou insetos, que irão transportar os grãos de pólem de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola.
Estames - folhas modificadas que são os órgãos reprodutores masculinos do vegetal e cuja função é produzir os grãos de pólen. O conjunto dos estames é chamado de androceu
Carpelos - órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos.O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo.

Simetria Floral
Conforme a sua simetria as flores podem ser classificadas em:
Zigomorfas - com simetria bilateral
Actinomorfas - com simetria radial
Assimétricas - sem qualquer simetria

Verticilos protetores
O cálice e a corola são os verticilos protetores das flores e o seu conjunto pode ser chamdo de perianto (quando as sépalas e as pétalas são diferentes) ou perigônio (quando as sépalas e as pétalas são iguais em cor e tamanho). Neste último caso as sépalas e as pétalas são chamadas de tépalas.

Aclamídea sem cálice nem corola Monoclamídea apenas um dos dois, ou cálice ou corola Diclamídea Homeoclamídea com cálice e corola iguais ou perigônio Heteroclamídea com cálice e corola diferentes ou perigônio.
Número de peças por verticilo
O número de peças por verticilo floral é uma das principais caraacterísticas usadas na classificação das

Relacionados