057347261333

308 palavras 2 páginas
RELATÓRIO DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA

O relatório a seguir é uma síntese de um trabalho de campo realizado no dia 10 de março de 2014. Onde Sâmea Silva, professora da disciplina de citologia e histologia organizou uma aula prática sobre a introdução à matéria.
Os acadêmicos de fisioterapia tiveram o privilégio de aprender os conceitos básicos da área a ser estudada no decorrer do semestre. Isto é, citologia é o ramo da biologia que se ocupa do estudo da célula, sua organização e seus componentes. Além disso, a docente abordou que histologia é o estudo dos tecidos do corpo, e também retratou o histórico e a etimologia dessas duas áreas. A docente mostrou e explicou à turma o manuseio do microscópio, assim como o material usado para a observação, como as laminas. Relatou que ele é composto de partes mecânicas e ópticas, apresentou aos estudantes a função de cada item que compõe o aparelho. Em seguida a turma foi dividida em grupos para fazer a observação no microscópio, após foi coletado o material para a pesquisa, um fio de cabelo retirado dos alunos. Verificamos uma imagem detalhada, ou seja, seu poder de resolução no qual cada integrante obtia uma resolução diferente para analisar as partículas, sempre ajustando a cada observação.
A educadora nos orientou quanto à delicadeza na execução do microscópio, por exemplo: ter atenção e cuidado com o equipamento da instituição. A experiência foi relevante, assim, o primeiro contato com o microscópio foi primordial, a sensação de averiguar um fio de cabelo de uma forma diferente no qual promoveu a curiosidade nas equipes na busca de conhecimentos em verificar o mundo minúsculo que ultrapassa a visão macroscópica.

Relacionados