057103700949

1244 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA

CARINA MORO, EDINEIA FONCECA GONÇALVES,
SOLANGE RISSON

TRABALHANDO A DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA

Quilombo-SC
2014

CARINA MORO, EDINEIA FONCECA GONÇALVES, SOLANGE RISSON

TRABALHANDO A DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA

Quilombo -SC
2014
INTRODUÇÃO

Os temas diversidade e inclusão não são mais novidade, porque tem sido alvo de constantes reflexões e ações para uma melhor conscientização e aceitação de todos.
Porém, quando o tema é inclusão em sala de aula de alunos com dificuldades ou necessidades extremamentes especiais, há ainda uma certa apreenção por parte dos alunos e dos professores, que em muitos casos não estão preparados.
Como lidar com essa realidade? Uma boa formação por si só não basta para o docente. Em muitos casos há conflitos pessoais gerados pelo enfrentamento da nova realidade, ter que conduzir uma classe onde tem alunos considerados especiais. Daí a necessidade de um apoio maior no geral, professor e alunos, mas principalmente para o professor. Há casos que precisam ser amparados por um profissional psicólogo. Ou seja, o professor muitas vezes, sensível, acaba adoecendo o lado psíquico.
Já para os colegas, os alunos, os temas devem ser constantemente trabalhados em sala, com o intuito de promover o bem estar de todos e atingir o objetivo que é a igualdade, não importando a cor, a raça, a regionalidade, a lingua ou até mesmo a necessidade de ser tratado como um ser especial.
Estamos ainda distantes de uma justiça curricular, onde os interesses dos menos favorecidos são válidos, há participação e escolarização comum e produção histórica de igualdade. Conell (1993).
Dessa forma sabemos que os temas são interdisciplinares, estão nos curriculos das escolas e aos poucos alcançam o êxito desejado.
E nós como futuras(os)

Relacionados