054952021066

733 palavras 3 páginas
REDAÇÃO- 9° ANO

Com base na leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema A violência contra a mulher. Procure levar em conta os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos.

Homens unidos pelo fi m da violência contra as Mulheres. O site fez parte da campanha nacional lançada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Foi a primeira vez que uma campanha mundial e nacional relativa à violência de gênero teve foco nos homens. www.sepm.gov.br/ Os crimes contra mulheres, no âmbito doméstico e familiar, passaram a ocupar as manchetes nacionais com certa regularidade há alguns anos. Os casos são muitos – violência física (estupro, tortura, espancamento etc.) e psicológica ou assassinato –, mas a visibilidade parece estar muitas vezes ligada à classe social ou à fama das partes envolvidas. Isso sem entrar no mérito dos aspectos das desigualdades de gênero, em prejuízo das mulheres e da cultura machista ainda marcantes no Brasil, mesmo depois de sancionada a Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha, classifi cada como “um dos exemplos mais avançados de legislação sobre violência doméstica” pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. Luiza Eluf [promotora do Ministério Público de São Paulo] observa que muitos homens ainda têm uma noção equivocada de que são donos do corpo da mulher – “assim, principalmente quando se trata de falar de corpo, eles acham que podem tudo, inclusive matar”.
Fórum, 26 ago. 2010.
[A violência contra a mulher] acontece porque em nossa sociedade muita gente ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito é a violência e que os homens são mais fortes e superiores às mulheres. É assim que, muitas vezes, os maridos, namorados, pais, irmãos, chefes e outros homens acham que

Relacionados