052551515

580 palavras 3 páginas
Onde e Quando?

Líder

O que queriam?

O que o governo vez?

Vila Rica
Ocorreu em 1720 na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais).
Felipe dos Santos Freire era um rico fazendeiro e tropeiro (dono de tropas de mulas para transporte de mercadorias)
- Os revoltosos queriam o fim das Casas de Fundição;
- Queriam também a redução de vários impostos e tributos;
- Fim dos monopólios do fumo, sal, aguardente e gado.
Houve forte reação da coroa portuguesa contra a revolta. O líder, Filipe dos Santos, foi condenado e executado. - As casas de muitos revoltosos foram queimadas pelas tropas do governo. O governo português continuou com as Casas de Fundição e até aumentou a fiscalização na colônia. - Houve a separação da capitania de São Paulo de Minas Gerais.

Guerra dos Mascate Ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife. Lideradas pelo seu Capitão-mor, Pedro Ribeiro da Silva
- Os olindenses queriam manter o controle político na região, sobretudo com relação à próspera cidade de Recife. - Os olindenses queriam que a coroa portuguesa mantivesse Recife na condição de povoado. - Os olindenses não queriam que a coroa portuguesa continuasse privilegiando os mascates (comerciantes de Recife). Logo, defendiam a igualdade de tratamento.

- O governador de Pernambuco ordenou a prisão dos principais líderes do movimento. - A autonomia de Recife permaneceu após o conflito. - Em 1712, Recife tornou-se a sede administrativa de Pernambuco.

Revolta De Beckman
Ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684.
Os irmãos Beckman e Jorge Sampaio

Finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio.
A corte portuguesa enviou ao Maranhão um novo governador para acabar com a revolta e colocar ordem na região. Os revoltosos foram presos e julgados. Os irmãos Beckman e Jorge Sampaio foram condenados a

Relacionados