05 PLC Controlador L gico Program vel

2624 palavras 11 páginas
UNIPAC

PLC – Controladores Lógicos
Programáveis

Engenharia de Produção – 6º período
José André Gomes Júnior

Informática Industrial
Agenda
 Introdução
 Histórico PLC
 Componentes do PLC
 Vantagens

2

Informática Industrial
PLCs – Controladores Lógicos Programáveis: INTRODUÇÃO

 Quase toda planta industrial precisa de algum tipo de controlador para garantir uma operação segura e economicamente viável. No nível mais simples, uma planta pode consistir basicamente de um motor elétrico acionando um ventilador para controlar a temperatura de um sala. No extremo oposto, uma planta pode ser reator nuclear para produção de energia para milhares de pessoas. Apesar do tamanho e complexidade, todos sistemas de controle podem ser divididos em três partes com funções bem definidas, os transdutores, os controladores e os atuadores.

Informática Industrial
PLCs – Controladores Lógicos Programáveis: INTRODUÇÃO

 O controlador monitora o estado real do processo de uma planta através de um número de transdutores. Os transdutores convertem as grandezas físicas em sinais normalmente elétricos, os quais são conectados com as entradas dos controladores. Transdutores digitais medem variáveis com estados distintos, tais como ligado/desligado ou alto/baixo, enquanto os transdutores analógicos medem variáveis com uma faixa contínua, tais como pressão, temperatura, vazão ou nível.
 Com base nos estados das suas entradas, o controlador utiliza um algoritmo de controle embutido para calcular os estados das suas saídas. Os sinais elétricos das saídas são convertidos para o processo através dos atuadores. Muitos atuadores geram movimentos como válvulas, motores, bombas e outros utilizam energia elétrica e pneumática.
 O operador interage com o controlador através dos parâmetros de controle. Alguns controladores podem mostrar o estado do processo através de um display ou tela.

Informática Industrial
PLCs – Controladores Lógicos Programáveis: HISTÓRICO

Informática Industrial
PLCs

Relacionados

  • Informaçoes
    21329 palavras | 86 páginas
  • Comandos Elétricos
    20416 palavras | 82 páginas
  • M124
    64679 palavras | 259 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas