049867801368

1680 palavras 7 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SULDESTE PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

ERICK BRYHAN TAVARES LEAL

Sistemas Partidários e Eleitorais no Brasil

Marabá
2014

ERICK BRYHAN TAVARES LEAL

Relatório sobre o filme “O Espetáculo Democrático”.

Marabá
2014

Universidade do Sul e Sudeste Paraense – UNIFESSPA
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Marilza Sales Costa
Aluno: Érick Bryhan Tavares Leal
Data: 16/12/2014
Tema: Documentário “O espetáculo Democrático”.
Autor: USP – Escola de Comunicações e Artes.
Produtor: Guilherme Cesar.
Ano: 2003.
Tema: Os bastidores de uma eleição.
Questões: turma 2011.

O Espetáculo Democrático

O documentário “o espetáculo democrático” mostra superficialmente o que ocorreu por traz das eleições de 2003, quando o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para governar o Brasil. Mas para mostrar isso ele faz um apanhado histórico, politico e econômico desde as “Diretas Já”, movimento que exigia o voto direto para presidente, mostrando os principais atores e suas alianças e estratégias políticas.
O vídeo deixa claro os motivos que fizeram o candidato do Partido dos Trabalhadores, Lula, não ganhasse as eleições para presidente nas quais havia se candidatado anteriormente, que no caso seria o medo, do comunismo, o medo dos regimes políticos que haviam sido implantados na União das Republicas Socialistas Soviéticas, temiam a volta de uma ditadura, não mais uma ditadura militar e sim uma comunista, que pelos eleitores são considera pior que a que ocorreu no Brasil de 1964 a 1985.
Fica fácil de identificar as dificuldades de um partido de esquerda conseguir recurso para lançar candidatura sem ter que se vender à classe burguesa dominante. Além de os partidos de esquerda possuir discurso mais radical, e tentarem mostrar a realidade do país, onde o trabalhador é explorado do furto do seu

Relacionados