049334270612

6602 palavras 27 páginas
SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade pode ser definida como a característica de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado. Nas últimas décadas, o termo tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco seus recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – do qual depende. Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento que segue esses princípios. É diferente, portanto, do modelo tradicional de crescimento, que se baseia exclusivamente em aspectos econômicos, tais como o aumento da produção e do consumo.
Sem comprometer o futuro das próximas gerações, sem agredir o meio ambiente, a sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e material, usando os recursos naturais de forma inteligente, para que eles se mantenham no futuro. Ao suprirmos nossas necessidades atuais com consciência sustentável, podemos estar tranquilos quanto ao futuro do mundo em que vivemos e dos seres que nele habitam.
.Nos últimos anos, termos como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, responsabilidade empresarial ou responsabilidade corporativa tornaram-se comuns nos debates, em pesquisas e na mídia. No entanto, devido à sua complexidade, eles ainda são pouco compreendidos, mesmo na escola e nos meios de comunicação
Mais do que expressões que estão se tornando comuns no cotidiano das pessoas, tais termos dizem respeito a novos paradigmas, valores e regras sociais, políticas e econômicas para um mundo que está em constante evolução. Por isso, ao abordar essas questões o objetivo é estimular reflexões sobre esta nova ordem mundial em gestação.
Espera-se, assim, que as pessoas reconheçam a necessidade de mudanças no modelo de exploração de recursos naturais, no direcionamento de investimentos, na

Relacionados