049206191325

3087 palavras 13 páginas
ESCOLA TECNOLÓGICA DO ESTADO DO PARÁ
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA – ETEMB

VALENA SENA DA GAMA

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO CORPO HUMANO.

BELÉM/PA
2014
1. INTRODUÇÃO

2. ENERGIA, CALOR E TEMPERATURA.

TIPOS DE ENERGIAS

Energia Cinética: É a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.
Energia Potencial: É o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se, por exemplo, sob a forma de movimento, e a energia potencial é derivada de forças conservativas, ou seja, a trajetória do corpo não interfere no trabalho realizado pela força, o que importa são a posição final e a inicial, então o percurso não interfere no valor final da variação da energia potencial.
Energia Elétrica: É uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
Energia Eólica: É a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.
Energia Térmica: É uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, e corresponde classicamente à soma das energias cinéticas microscópicas, que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. Assume-se um

Relacionados