04889912973

374 palavras 2 páginas
Disciplina: Teoria e metodologia do basquetebol.
Corta-Luz:
O corta-luz é um fundamento do basquetebol, utilizado pelo ''ataque'', para livrar-se da marcação individual. Consistindo na ajuda que um companheiro dá ao outro, que está sendo marcado individualmente, para que este mesmo possa livrar-se de seu marcador. Definições: O jogador de ataque posiciona-se ''entre'' o marcador de seu companheiro e o seu companheiro, de forma a criar uma espécie de barreira ou parede, impedindo e/ou atrapalhando este mesmo marcador. Facilitando, então, a ''fuga", justamente proporcionada por essa ''parede'' que foi criada e que serviu para atrapalhar a marcação individual, exercida pela equipe adversária e/ou auxiliar seu companheiro a se desmarcar. Este recurso é perfeitamente legal, dentro das regras oficiais do Basquetebol, desde que o executante do corta-luz não segure, agarre ou desloque-se sobre ou após o oponente. Existe a necessidade de que o corta-luz permaneça totalmente imóvel diante do oponente. O corta-luz pode ser utilizado sempre que necessário e/ou em jogadas específicas contra a marcação individual.
Tipos de corta-luz:

Corta-luz direto: Acontece quando o corta-luz for feito para aquele companheiro que está com a posse da bola. Para utilizar o corta-luz, o atacante de posse de bola dribla para o lado onde o companheiro oferece o corta-luz.
Corta-luz indireto: Acontece quando o corta-luz for feito para qualquer um dos companheiros que estiverem sem a posse da bola. Normalmente acontece do lado oposto à bola, com o jogador que recebeu o corta-luz vindo em direção para recebê-la.
Corta-luz cego: Acontece quando a execução do corta-luz não puder ser notada pelos adversários, basicamente por estar fora do campo de visão principalmente daquele defensor que vai sofrer o corta-luz. Pode ser feito para qualquer um dos companheiros, mas os mais comuns são aqueles sem a posse da bola.
Corta-luz falso: É um corta-luz indireto, mas tem como objetivo enganar a

Relacionados