048459701147

5149 palavras 21 páginas
Gestão do Conhecimento

Tema 8: Síntese do Conhecimento Modular e Integral: Inovação da
Arquitetura do Negócio na era da TI. Tendências.
Autor: Ronaldo Barbosa
CONVITE À LEITURA
O escritor e cientista James Lovelock escreveu o livro Gaia: cura para um planeta doente, em que apresenta de forma acessível sua teoria científica segundo a qual a Terra pode ser considerada um gigantesco superorganismo vivo. Essa percepção convida a humanidade a rever seu papel frente ao planeta: podemos explorar e esgotar os recursos do planeta de forma inconsequente, o que levará a própria humanidade à extinção, ou podemos enxergar o planeta como um sistema único e complexo em que convivem, em delicado equilíbrio, milhões de seres e espécies animais e vegetais.
Ao enxergar o planeta como um todo – Gaia – passamos a valorizar ideias e ações de preservação dos recursos e de respeito à natureza. Entender como o todo e as partes que o compõem interagem é uma forma “sistêmica” de pensar.

Saiba Mais!
Consulte o livro Gaia, de James Lovelock:
LOVELOCK, James. Gaia. Cura para um planeta doente. São Paulo: Editora Cultrix,
2006.
Sinopse oficial: Neste livro, James Lovelock, cientista inventivo, não ortodoxo, engenhoso e um Darwin dos tempos modernos, apresenta de forma acessível e plenamente ilustrada a sua teoria segundo a qual a Terra é viva e pode ser considerada como um gigantesco superorganismo vivo. Ele chama de Gaia a sua teoria, e no processo de descrevê-la, Gaia – Cura para um Planeta Doente também apresenta um check-up da saúde de meia-idade do planeta. Como qualquer outra forma de vida madura, Gaia sofreu vários golpes, alguns deles sérios, ao longo do caminho. Até agora, a recuperação sempre foi completa, mas hoje Gaia está doente; ao que parece, a humanidade é parte do problema, e nós estamos apenas despertando para esse fato.

1

Gestão do Conhecimento | Tema 8
Você pode ler um trecho deste livro em:
<

Relacionados