047896740744

1113 palavras 5 páginas
O documentário “além do peso” retrata os transtornos alimentares das crianças e as inúmeras dificuldades dos pais em adequar e inserir uma alimentação saudável na rotina de seus filhos. Percebe-se, no filme, que vários os fatores influenciam na escolha e na utilização dos alimentos, entre os quais: a falta de conhecimento dos membros da família; a cultura e situação socioeconômica de determinadas regiões do País; o custo de determinados alimentos que faz com que se impossibilite compor a mesa de famílias menos abastadas, principalmente no consumo habitual de carnes e outros produtos necessários para uma boa nutrição; a força da mídia através de suas campanhas publicitarias milionárias, que influenciam ativamente o consumo de produtos sem valores nutricionais relevantes; a indisponibilidade de determinados tipos de alimentos em certas regiões, etc.
Tais fatores contribuem de forma significativa para os maus hábitos alimentares infantis, pois o número de crianças que apresenta algum tipo de doença crônica como, a obesidade, diabetes, pressão alta, entre outras, está crescendo assustadoramente, ou seja, são doenças adquiridas através de uma alimentação inadequada associada à falta de exercícios físicos. No mundo contemporâneo muitos pais estão forçados a criar seus filhos num ritmo acelerado devido a carga excessiva de trabalho, não havendo tempo para realizar uma refeição mais saudável, fazendo com que a alternativa mais fácil a ser buscada sejam os famosos fastfood, para suprir rapidamente uma refeição que deveria ser feita de forma mais adequada, sob a supervisão e orientação dos pais, incentivando e ensinando a criança a escolher o que for mais saudável para ela.
Manter uma alimentação saudável, substituindo refrigerantes por sucos, saborear uma fruta com satisfação e conhecê-la, ainda são práticas difíceis na realidade de muitas famílias, onde a praticidade e a rapidez quase sempre orientam a rotina da alimentação. Por outro lado, observa-se que, muitas

Relacionados