047042891031

395 palavras 2 páginas
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS (DO GESTOR) DE SEGUIR “AS LEIS” NO AMBIENTE EMPRESARIAL?

O ambiente de trabalho é cercado de normas e leis, sejam elas de origem estatal (leis, decretos e portarias) ou de origem autônoma (fonte negocial, como expressão de autonomia da vontade, pactos coletivos e regulamento de empresa). Dessa forma tem-se que todos devem seguir leis para o bom funcionamento do ambiente empresarial.
Nota-se que não há desvantagens em seguir as leis, uma vez que essa existe exatamente para delimitar as ações e surtir os efeitos desejados proporcionando ordem. Poderia se destacar a burocracia como uma desvantagem de se seguir as leis visto que ela é um fator que muitas vezes retarda os procedimentos legais, no entanto, deve-se destacar que o sistema burocrático existe para que as ações desenvolvidas sejam realizadas da forma adequada.
Em relação às vantagens sabe-se que são inúmeras e a principal delas é estar protegido acerca de quaisquer imprevistos já que estando dentro da lei a empresa evitará processos judiciais. Há de se destacar também que seguir as leis é uma atitude ética do gestor e da empresa.
A decisão de se seguir as leis também proporcionam à empresa e ao seu gestor a segurança de atender às minorias como mulheres, negros e portadores de necessidades especiais, também oferecem qualidade e asseguram aos funcionários os seus direitos. Outra vantagem é a proteção dos direitos do consumidor ao mesmo tempo em que a empresa se resguarda. Vale ressaltar também que seguindo as leis a empresa e o gestor fazem sua parte no que diz respeito ao meio ambiente e às responsabilidades sociais.
Sabe-se que as leis servem para regular as relações de trabalho entre patrões e empregados e que a administração somente pode fazer aquilo que estiver previsto em lei. O gestor deve estar sempre atento a se atualizar pois o que é lei hoje pode não ser lei amanha.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NETO, M. H. (Coordenador). Questões atuais de Direito

Relacionados