046520801058

1590 palavras 7 páginas
Trabalho do Estágio Curricular Obrigatório I

Coordenador do Curso: Prof. Rodrigo Eduardo Zambon

Rio Verde
2014

Produção Textual Avaliativa Pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I

Caracterização Socioinstitucional CRAS-Centro de Referencia Assistência Social

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I

Rio Verde
2014

Caracterização Socioinstitucional
1. Contextualização Histórica:
1.1. Identificação da Instituição
A cidade de Turvelândia é mais conhecida pelo seu apelido pejorativo: “Pirraça”. Os moradores antigos contam que tudo isso se deve a uma disputa política entre dois fazendeiros que queriam que a sede do povoado ficasse mais perto de suas fazendas.
Com o objetivo de aproximar o povoado (na época)de suas fazendas doavam terras para alcançar o seu objetivo. A pirraça entre os dois foi tanta que o povoado “se fundou” com esse apelido: “Pirraça”. Certo tempo um morador local, falou uma frase que teve resultados: Deixe de pirraça, diga: Turvelândia. Turvelândia é um pequeno município do sudoeste goiano que tem um potencial para tornar uma sede de novas ideias e grandes empresas nacionais e internacionais.
O começo do município se deu em 1º de junho de 1989,data que tomou posse o primeiro prefeito(1989-1992), o senhor Geraldo Sírio, eleito na cidade de Turvelândia, um arrendatário de terras da região, seu vice prefeito o Sr. João Mendonça Teodoro. Teve uma grande perda o primeiro mandato de Turvelândia, porque para ser emancipada a cidade que antes pertencia à cidade de Acreúna, teve que abrir mão de metade de sua arrecadação para a antiga “mãe”. Mas a cidade foi edificada, mesmo com problemas orçamentários.
A Assistência

Relacionados