044402860949

10896 palavras 44 páginas
CURSO DE BACHARELADO EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE
ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA II

APOSTILA – I
O TREINAMENTO NEUROMUSCULAR
Curso de Bacharelado em Educação Física
Disciplina de Atividade Física em Academia II
______________________________________________________________________________________________________________________________

Treinamento Neuromuscular

A musculação na atualidade é uma das praticas esportivas que mais cresce em número de praticantes. Somente nos Estados Unidos estima-se que existam mais de 45 milhões de adeptos. Os indivíduos objetivam melhorar esteticamente (aumento do volume muscular, redução do percentual de gordura etc.), tratar e/ou prevenir doenças, condicionar-se fisicamente, ou simplesmente melhorar a qualidade de vida (GIANOLLA, 2003).
Muitas vezes, as pessoas procuram por formas de treinamento na musculação sem ter o conhecimento sobre a qualidade e eficácia deste. Somente o profissional de educação física está preparado para determinada prescrição. Porém, nem sempre isso acontece. Pessoas sem qualquer respaldo científico, muitas vezes prescrevem treinamentos se baseando em repetições de conceitos e ideias infundadas (LIMA; CHAGAS, 2008).
Para a prescrição do treinamento na musculação o profissional deve ter uma base sólida em alguns conhecimentos científicos como: fisiologia, teoria do treinamento, pedagogia do esporte, cinesiologia e aprendizagem motora (LIMA; CHAGAS, 2008).
Na teoria do treinamento possuir como, por exemplo, o conhecimento dos princípios do treinamento esportivo é de fundamental importância, pois estes determinam o programa e o método a ser utilizado, além da organização dos mesmos. Eles constituem parâmetros tanto para o treinador, como para o atleta (WEINECK, 1999). Com relação ao conteúdo de fisiologia é interessante possuir conhecimentos sobre formas de contração muscular. Sendo necessário saber que uma contração isométrica ou estática, descreve uma ativação muscular na

Relacionados