044334511163

385 palavras 2 páginas
Etnias e Minorias.

Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio. A discriminação racial pode tomar muitas formas, desde a mais brutal e institucional forma de racismo - o genocídio, até as formas mais encobertas por meio das quais determinados grupos raciais e étnicos são impedidos de se beneficiarem dos mesmos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais comuns a outros grupos da sociedade.
A discriminação racial e étnica continua a ser um dos maiores problemas de direitos humanos no mundo atual, atingindo tanto minorias étnicas quanto, em alguns casos, populações inteiras.
Questões de Gênero
De que maneira o assistentes social deve comportar-se diante das diversas situações que iriam ocorrer em sua área de trabalho: Qual seria a melhor maneira de acompanhar os usuários? Evitando que eles sejam alvo de descriminação pelo jeito de ser e de viver. Na atualidade de novos fatos é necessário que o profissional que é comprometido com a construção de uma sociedade emancipada e igualitária, supere o preconceito e tenha compreensão. Pois através do preconceito se estreita a liberdade de escolha e alternativa do individuo diante da sociedade.

Dentre os conflitos e diferenças que há em nossa sociedade; gênero sexual a meu ver permitiu a valorização do sexo feminino. Com o reconhecimento dos direitos das mulheres, a cada dia aumenta a dimensão de igualdade, deixando o tom de superioridade masculina. Destacando apenas, gestação, parto e amamentação que são exclusivamente do sexo feminino. A perspectiva de gênero também permite pensar nas diferenças sem transformá-las em desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam ponto de partida para a discriminação. Não tirar superioridade de um e colocar em outro, mas igualar e possibilitar as

Relacionados