042338170841

1393 palavras 6 páginas
Tailândia

A Tailândia, cujo nome significa “terra dos homens livres”, era chamada de Sião, mas a atual nomenclatura foi estabelecida em 1939. Seu território, localizado no sudeste asiático, limita-se a oeste e noroeste com Mianmar, ao sul com a Malásia, a sudeste com Camboja e ao norte e a leste com Laos, além de ser banhado pelo Mar da China Meridional e pelo Mar de Andaman.
A maioria dos habitantes vive em áreas rurais (66%) e desempenha atividades agrícolas, sobretudo nas regiões das bacias hidrográficas dos rios Chao Phraya e Mekong, que proporcionam água para o cultivo de arroz. As montanhas tailandesas abrigam diversas tribos, com destaque para a Pa Dong, onde as mulheres usam colares de metal que esticam o pescoço, sendo conhecidas como “mulheres-girafas”. O budismo é a religião com o maior número de adeptos (83%), e a Tailândia possui diversos templos budistas, que atraem milhares de turistas.

Mulheres girafas - Tailândia

O país viveu um rápido desenvolvimento econômico durante a década de 1980. Os Tigres Asiáticos (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan), além do Japão e dos Estados Unidos, realizaram investimentos para a industrialização tailandesa. Nesse sentido, foram instaladas indústrias tradicionais, como têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos. Produzindo sob encomenda e utilizando mão de obra barata, a lucratividade das empresas foi altíssima. Com esse crescimento econômico rápido, a Tailândia entrou para o grupo dos “Novos Tigres Asiáticos”. Apesar de conseguir reduzir de forma significativa a mortalidade infantil (atualmente é de 7 óbitos a cada mil nascidos vivos), a Tailândia apresenta problemas na área da saúde. A AIDS está em constante expansão, e já se tornou um grande problema de saúde pública. Esse fato se deve, principalmente, ao aumento da prostituição, impulsionada pelo grande número de turistas que visitam o país.

Dados da Tailândia:

Extensão territorial: 513.115 km².

Relacionados