041067401740

1350 palavras 6 páginas
Agente de viagens
Profissional que comercializa serviços de turismo nacionais e internacionais
Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é?
O agente de viagens é o profissional que vende serviços de turismo, como excursões, pacotes e roteiros personalizados, que incluem hotelaria e transporte. Programa destinos, contrata empresas de transporte para traslado, acomodação em hotéis, aluguel de carro e programas de entretenimento, segundo o que deseja o cliente. Também fazem parte de suas tarefas profissionais oferecer Informações sobre diárias e localização de hotéis, clima do lugar de destino, hábitos da população, orientações sobre moeda, câmbio e visto (no caso de viagens internacionais), e vários outros suportes para que o pacote de turismo ou a excursão desejada pelo cliente seja corretamente escolhido.
Quais as características necessárias?
Para ser um bom agente de viagens é importante que o candidato tenha interesse por diferentes culturas e gosto por conhecer novos lugares, indicando a melhor opção ao cliente.
Além disso, é importante apresentar as seguintes características:
Capacidade persuasiva
Boa comunicação
Dinamismo
Simpatia
Clareza
Objetividade
Organização
Capacidade de lidar com o público
Paciência
Qual a formação necessária?
Para atuar na profissão, não há exigências formais requeridas como uma escolaridade mínima. Porém, é desejável que o candidato tenha ao menos o ensino médio completo, noções de informática e curso técnico profissionalizante de agente de viagens. O curso tem duração média de 250 horas e contempla os seguintes conteúdos: como operacionalizar roteiros de viagens, passeios e visitas, negociação de pacotes com terceiros, emissão de documentos, como voucher, passagens e formulários de reserva, administração de empresas de turismo, e estágio em agências de turismo com duração média de 100 horas. Assim, o agente terá mais condições de indicar o melhor destino ao cliente, informando os pacotes que mais se encaixam na

Relacionados