040261931201

1562 palavras 7 páginas
A expansão ocidental das imagens
Jérôme Baschet

No Ocidente Medieval, as imagens adquirem uma importância que cresce incessantemente. Elas dão lugar a pratica cada vez mais diversificadas e tem papeis múltiplos no seio da complexidade das interações sociais. Essa importância das imagens é o resultado de um processo histórico lento e marcado por fortes tensões. (p.481)
O “termo imagem” é utilizado[...] para escapa a noção de arte que , esboçada [...] no século XVIII, não é pertinente para a Idade Media, não existe então finalidade estética autônoma, independente da realização de edifícios ou objetos com uma função cultural ou de devoção. Do mesmo modo, a noção de artista não é distinguida da de artesão. ( p.481)
O funcionamento das obras repousa largamente sobre suas virtudes formais e sobre os efeitos que são suscetíveis de produzir no espectador [...] Seria incomodo que a palavra “imagem” conduzisse a isolar a representação figurativa do suporte material que ela se manifesta, pois não existe, na Idade Media, representação que não seja vinculada a um lugar ou a um objeto que tenha uma função [...] imagem –objeto quer dizer, objetos ornados e sempre em uma situação participando da dinâmica das realizações sociais e das relações entre homens e o mundo sobrenatural. ( p. 482)
E licito fazer imagens? De que tipo e para quais usos? As respostas para essas interrogações formam a historia ocidental das imagens[...] aceitação progressiva da representação do sagrado, ampliação dos usos das imagens e diversificação de suas funções, desenvolvimento maciço de sua produção. Vários fatores induziam, entretanto, a uma forte resistência as imagens.[...] o cristianismo dos primeiros séculos da provas de um verdadeiro ódio do visível, assimilado conforme a tradição platônica ao mundo das aparências e do engano, ainda mais porque é necessário, naquele momento, distinguir-se das praticas da imagem característica do paganismo. (p.482)
Poderiam ser veneradas apenas

Relacionados