039512531538

426 palavras 2 páginas
Dicção e oratória por: Colunista Portal - Educação

A dicção e a oratória são importantes recursos
A dicção é maneira de articular e pronunciar as palavras de forma correta tornando a mensagem expressa mais compreensível. E a oratória condiz com a arte da comunicação por meio de técnicas que tornem a expressão de ideias do locutor mais adequada e compreensível com o objetivo de informar, influenciar ou trazer entretenimento a um público alvo.

A dicção e a oratória são importantes recursos principalmente para pessoas que falam em público que necessitam de comunicação verbal clara, quando esses recursos são usados através de técnicas e estratégias com qualidade, maiores são as chances de obter a compreensão clara do público.
Exercícios para melhorar a comunicação

É recomendado antes das apresentações relaxar os músculos da face com exercícios como sorrir e gargalhar e alongar através do exercício da mastigação por um período médio de 10 segundos ou comprimir os músculos da face durante também 10 segundos. Quando há a dificuldade de concentrar o olhar na plateia, uma alternativa é fixar os olhos em um ponto fixo proporcionando a ideia de estar olhando para o público.

Treinamentos de leitura com textos rápidos, como por exemplo: Fazer uma primeira leitura de um texto curto e logo após realizar a segunda leitura do mesmo texto com um lápis entre os lábios e para terminar ler o texto pela terceira vez sem o lápis na boca. Outra forma é o treino por meio de trava-línguas:

• “Três pratos de trigo para três tigres tristes.”

• “O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.”

• “Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!”

• “Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.”

• “Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para

Relacionados