039454652275

747 palavras 3 páginas
ANÁLISE DO TEXTO A CARTEIRA

O tema central do texto é o segredo que a esposa de Honório guardava com Gustavo, o advogado da família. E a quase descoberta de Honório deste segredo, ao achar uma carteira de Gustavo na rua, que continha provas de uma traição.

Descrição dos Personagens:

Honório é um advogado em inicio de carreira, que em meio a tantos gastos excessivos de família acabou se endividando, ele não assumia a ninguém que estava mal financeiramente, orgulhoso ele esconde seus problemas, até da família. Para sua distração se divertia à noite com amigos e família, jogando cartas, ouvindo sua esposa D. Amélia tocar ao piano e falando de política.
D.Amélia a esposa de Honório tinha com ele uma Filha de 4 anos de idade, é uma mulher só, em relação ao marido, e por esses motivos ela gastava muito o dinheiro do marido, comprando, nos bailes e nos jantares. Exibia muito talento ao tocar piano, com musicas alemãs onde todos a admiravam, aparentando ser uma mulher de boa cultura e talentosa.
Gustavo C. é o advogado da Família de Honório, amigo íntimo da família também, mas sua amizade com Honório era um pouco falsa, pelo fato dele ter um caso com D. Amélia às escondidas, se mostrou incompreensível por ter desconfiado do amigo que achou sua carteira na rua. E parecia ser um homem com boa situação financeira.
A Carteira que continha mais do que a quantia necessária para Honório pagar suas dividas, também continha cartões e bilhetes que se fossem abertos por Honório, ele descobriria a traição de sua mulher com Gustavo, que era o dono da Carteira.

Divisão entre as partes do texto:

A apresentação do texto começa no 1º parágrafo e termina no 11º parágrafo.
A complicação se dá desde o 12º parágrafo até o 20º parágrafo.
O clímax começa no 21º parágrafo e termina no 33º parágrafo.
O desfecho se dá no 34º parágrafo.

Análise Crítica do Texto

O conto A carteira de Machado de Assis, relata fatos da sociedade vividos no século XIX que são comuns

Relacionados