036893362267

1426 palavras 6 páginas
NICOLAS QUEIROZ (ORIENTE E OCIDENTE)
CULTURA OTAKU
Essa cultura é muito conhecida por nós Brasileiros. A mídia anda divulgando cada vez mais essa cultura que vem crescendo em todos os cantos do país. Entenda melhor sobre essa cultura:
Afinal, o que é Otaku?
Otaku é um termo usado no Japão para designar um fã por determinado assunto qualquer, ou seja, no imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer. No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo.
Alguns encaram este termo de forma ofensiva, porém isso vem mudando ao longo do tempo.
Ex: o quarto dos sonhos para um otaku, seria com vídeo-games, action-figures, mangás e dvd’s de animes.
Nos eua, o termo chegou em 1992 com o anime otaku no vídeo-game e foi difundido pela revista informativa animericana como um termo para identificar indivíduos fanáticos como aqueles retratados na animação supracitada. O termo “otaku” passou a ser usado de forma pejorativa, designando aqueles que são totalmente fanáticos por um elemento dessa subcultura – no caso, animação e quadrinhos japoneses. O termo foi se popularizando conforme os animes se popularizaram e graças a internet, o termo se espalhou pelo mundo, e pouco a pouco seu sentido foi modificado conforme se espalhava.
Mesmo que em muitos países o termo otaku seja usado como sinônimo para fã de animes e mangás, em muito lugares ainda se utiliza o seu significa original, como por exemplo, na Austrália. É necessário certa cutela quanto ao uso do termo pois a multiplicidade dos sentidos que ela possui pode gerar conflitos desnecessários.
Então quem são aquelas pessoas que se vestem de personagens de desenhos?
Bom, na verdade não é bem assim! Otaku em si, é o fã de anime e cultura nipônica em geral! Como otaku é viciado, ele é considerado o “nerd da cultura japonesa”. Os que se vestem de

Relacionados