036891461708

1454 palavras 6 páginas
Período Joanino no Brasil

Entre 1804 e 1816 ocorreram as Guerras Napoleônicas na Europa, durante as quais Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental (1806) – proibindo as nações de realizar comércio com a Inglaterra. Portugal nessa época já estava totalmente dependente da economia inglesa e por isso não obedeceu ao Bloqueio. Consequentemente a França invade Portugal e a Corte Portuguesa é obrigada a fugir para o Brasil. Em 1808 é o ano da Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.
A chegada da família real portuguesa no Brasil marcou intensamente os destinos do Brasil e da Europa. Pela primeira vez na história, um rei europeu transferia a capital de seu governo para o continente americano. Escoltados por embarcações britânicas, cerca de 10 mil pessoas fizeram a viagem que atravessou o oceano Atlântico. Sofrendo diversos inconvenientes durante a viagem, os súditos da Coroa Portuguesa enfrentaram uma forte tempestade que separou o comboio de embarcações. Parte dos viajantes aportou primeiramente na Bahia e o restante na cidade do Rio de Janeiro.
Responsabilizados por escoltar a Família Real e defender as terras portuguesas da invasão napoleônica, os ingleses esperavam vantagens econômicas em troca do apoio oferecido. Já na Bahia, D. João, orientado pelo economista Luz José da Silva Lisboa, instituiu na Carta Régia de 1808 a abertura dos portos a “todas as nações amigas”. A medida encerrava o antigo pacto colonial que conduziu a dinâmica econômica do país até aquele momento.
Em 1808, foi autorizado o livre comércio entre o Brasil e as demais nações não aliadas da França, conhecido como a Abertura dos Portos. Com isso, os contrabandos diminuíram bastante. Naquele mesmo ano também foram autorizadas as atividades industriais na colônia. Surgiram muitas fábricas e manufaturas, o que contribuiu para o desenvolvimento do Brasil, que até aquele momento era completamente agrário.

Além de liberar o comércio, essas medidas trouxeram outras importantes

Relacionados