03678634648

279 palavras 2 páginas
A charge demonstrar uma realidade do nordestino brasileiro. Sabemos que a população de um modo geral, faz uso de águas superficiais. Na região semi-árida brasileira isso não ocorre embora sabemos que água exista de forma subterrânea.
Outro ponto que contribui muito para que essa escassez de água se agrave é o crescente desequilíbrio dos fatores do geossistema. O nosso planeta é formado a partir da interação entre o solo, o ar e a água. Estes formam a geosfera que interagem de forma complexa com os fatores físicos e naturais do planeta, incluindo que são:
Litosfera: que corresponde a camada rochosa do nosso planeta, incluindo o solo, as rochas e todo o material tectônico existente da crosta ao núcleo.
Atmosfera: que corresponde a porção gasosa desse sistema, incluindo as nuvens, o ar que respiramos e todos os mecanismos associados ao clima, tais como chuvas, geadas, tornados, etc.
Hidrosfera: que corresponde a parte líquida do planeta, compreendendo oceanos, geleiras, rios, lagos, águas subterrâneas e o próprio vapor de água existente na atmosfera.
Esses elementos formam no espaço terrestre uma conexão sistêmica, interagindo de modo peculiar com a sociedade humana. O desajuste dessa interação perfeita, acarreta problemas com o uso e o manejo das águas, causando, como podemos notar a escassez de água no nordeste brasileiro.
Mas, contudo esse problema da seca pode ser amenizado, ou talvez, quem sabe sanado, se houver interesse governamental. Podemos citar aqui o projeto do Deputado Marcelo Crivela onde poços artesianos foram construídos em uma determinada região e resolveram em parte o problema da seca na região.

Relacionados