0361384422283

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS - CESP
CURSO DE LICENCIATURA PEDAGOGIA

O PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA E A CRIANÇA DE HOJE FACE AS NOVAS EXIGÊNCIAS DO MUNDO PÓS MODERNO

Parintins-Am
2009
ALCILENE FERREIRA DE OLIVEIRA
MARISTELA BATISTA PIMENTEL
MARIA MADALENA GOMES DOS SANTOS

O PROFISSIONA DE PEDAGOGIA E ACRIANÇA DE HOJE FACE AS NOVAS EXIGENCIAS DO MUNDO POS MODERNO

Apresentação de síntese a Universidade do Estado do Amazonas como requisito para aquisição de nota parcial na disciplina Criança, Sociedade e Cultura ministrada pelo Professor, Eufrásio Bezerra no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, V Período.


Parintins-Am
2009
As profundas mudanças ocorridas na sociedade, com os novosavanços tecnológicos que estão em constante processo, o homem para não ser excluído do mercado de trabalho, ou ser substituído pelas máquinas, deve acompanhar essa evolução e, a aprendizagem tornou-se uma condição obrigatória.
Na educação esta realidade não é diferente, pois demanda cada vez profissionais em educação aptos a acompanhar um mundo de rápidas transformações tecnológicas e a escolacomo símbolo da educação é um dos meios pela qual se pode produzir uma convivência verdadeira com cidadãos dignos e críticos.
Com as mudanças de um mundo pós moderno, muda-se também o conceito de infância. A infância que se vê na sociedade pós-moderna não é mais aquela envolta em felicidade e inocência. A identidade da criança ou valor é constituído principalmente através do consumo desde onascimento, como: frauda de marca, leite de marca e outros.
As crianças geralmente como crianças adultas, usam roupas de adultos, falam como adultos, consomem e se comportam como adulto. A brincadeira já não existe como coisa de criança, brincadeira de rua não se pode devido a violência, os espaços domiciliares diminuíram, amiguinhos são raros, jogos educativos estão fora da moda. O brincar hoje deveter uma meta, renome, dinheiro, ascensão social, orgulho nacional. Até as agendas executivas reservadas aos adultos atingem agora as crianças. São diversos os compromissos diários com horários determinados: inglês, espanhol, computação, artes, oratória, artes marciais e outros.

Os programas direcionados ao público infantil já não os atrai mais, são atraídos pelos programas juvenis e adultos.Isto também ocorre pelo fato de os pais não darem a devida atenção aos seus filhos. De acordo com Postmam (1999) “a televisão tem o poder de igualar as faixas etárias, pois não há restrição, tanto as crianças como os idosos têm acesso ao mesmo tipo de informação”. Por causa do padrão do mundo moderno, os pais trabalham fora o dia inteiro, deixando a educação de seus filhos muitas vezes paratelevisão.

Além disso, as imagens televisivas são concretas e auto explicativas exercendo um grande domínio sobre a mente, a dos adultos e principalmente das crianças. Dessa forma, é imprescindível que os professores precisam se preparar, discutir os programas de televisão em suas salas de aula, explicando de forma crítica o que foi apresentado. É preciso ensinar os alunos a assistirem televisão sem sedeixar iludir, sem se subordinar à ideologia da televisão. Além disso, as pessoas que fazem televisão precisam ser levadas a refletir acerca de sua atividade.
Outro fator que tem influenciado a infância é a internet, meio que chega mais rápido a informação, e que as crianças podem ficar horas frente a um computador.
Antes, a infância era considerada uma época em que não se tinha acesso àsinformações adultas, com os meios de comunicação, isso não mais existe, a informação está à disposição de todos, não existem mais segredos o que era acessíveis somente aos adultos e que ora permaneciam em segredo à criança até ter maturidade para compreender, hoje estão expostas a todos, embora elas não compreendam racionalmente todas as informações expostas.
A competitividade é outro fator que...
tracking img