035972351015

666 palavras 3 páginas
Curso: Pedagogia/Orientação e gestão escolar
Tema: Contribuições da Psicologia para o Processo de Aprendizagem Educacional.
Para um bom desempenho, a atividade pedagógica requer do professor: identificar, compreender e lidar com o comportamento do aluno. Para tanto, é preciso, mesmo que de forma inconsciente, recorrer à psicologia. Conhecer, entender e motivar o aluno, em minha opinião, é de fundamental importância para que se tenha uma aprendizagem de qualidade.
A interação professor/aluno muitas vezes é permeada por fatores subjetivos que exige do professor socorrer-se da psicologia, nas mais diversas acepções, para melhor se posicionar.
Em meio a vários estudos psicológicos, chama-se Psicologia da Educação a área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar. Essa área nos ajuda a entender melhor o comportamento do aluno e suas fases de desenvolvimento e aprendizagem. A aprendizagem é um processo fundamental para a vida humana a tal ponto que a humanidade, em suas sociedades, organizou meios para tornar a aprendizagem mais eficiente, os chamados meios ou contextos educativos.
Sendo assim, podemos distinguir, pelo menos, dois modelos de teorias de aprendizagem. No modelo associacionista, a aprendizagem é concebida como estabelecimento de uma ligação entre estímulo e resposta, destaca-se o condicionamento clássico de Pavlov e o condicionamento operante de Skinner. No modelo cognitivista, a aprendizagem é a reestruturação cognitiva de situações problemáticas, destaca-se Piaget e Vygostsky.
A diferença fundamental consiste em que os associacionistas começaram da explicação de fenômenos mais simples para, posteriormente, explicar comportamentos mais complexos, através de um encadeamento de etapas. Já os cognitivistas preferiam estudar processos mais complexos da aprendizagem, sem preceder da ligação entre tais processos e outros mais elementares. O

Relacionados