034625031481

335 palavras 2 páginas
2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É A COQUELUCHE? A coqueluche é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bordetella Pertussis, afetando traqueia, brônquios e bronquíolos. A multiplicação da bactéria nas vias respiratórias causa irritação e aumenta a produção de muco, as toxinas produzidas pela bactéria irritam as terminações nervosas dando início as tosses.

2.2 COMO SE TRANSMITE A COQUELUCHE? A transmissão da doença se dá pelo ar por meio de gotículas de saliva que o doente libera durante as tosses.

2.3 SINAIS E FASES DA COQUELUCHE Os primeiros sintomas da coqueluche podem ser parecidos com o da gripe, pois são acompanhados de febre, coriza e tosses. Esta fase é denominada de Fase Catarral. A segunda fase é chama de Paroxística que é acompanhada de tosse seca e a inspiração fica prolongada e acompanhada de ruídos. A terceira fase é chamada de Convalescença, as tosses comuns aparecem juntamente com doenças respiratórias de outras naturezas como asma, bronquite e outras.

2.4 COMO SE DÁ A PREVENÇÃO DA COQUELUCHE?
A prevenção da coqueluche se dá através da vacina Tríplice Bacteriana (DTP), que deve ser tomada aos 2, 4, e 6 meses de idade e ser reforçada aos 15 e 18 meses de idade. Deve-se evitar ficar em ambientes fechados com pessoas já diagnosticada com a doença. Grande parte da população que morre por coqueluche são crianças menores de 6 meses de idade. Quanto mais nova a criança, maior o risco, pois não chegam a completar a série de 5 vacinas.

2.5 TRATAMENTOS DA COQUELUCHE
O tratamento se dá com antibióticos receitados pelo médico. Em crianças pode ocorrer o internamento hospitalar devido às crises de tosse serem muito fortes, pode acontecer o rompimento de algumas veias e artérias cerebrais.
2.6 COMPLICAÇOES QUE A COQUELUCHE TRAZ
A coqueluche traz grandes complicações principalmente em crianças, pois podem surgir lesões nos ouvidos, hérnias abdominais, fratura de costelas e distensão muscular.

Relacionados