033830541813

1150 palavras 5 páginas
DINÂMICA E CRESCIMENTO DAS POPULAÇÕES
O estudo da Ecologia também abrange como as populações crescem, diminuem ou se mantêm estáveis e que fatores interferem nessa dinâmica. Para esse estudo é preciso conhecer alguns conceitos primeiramente.
a) Densidade populacional: é a relação entre o número de indivíduos de uma população (N)e o espaço por ela ocupado, expresso em área (S), no caso de espécies terrestres, ou por unidade de volume (V), para espécies aquáticas. D =__N___ S OU V Ex. em uma pastagem são encontradas 4 codornas por hectare; em um aquário há 3 peixes por metro cúbico, etc.
Determinados fatores aumentam e outros diminuem a densidade populacional. São 4 taxas:
 Natalidade: número de indivíduos que nascem por unidade de tempo; (Aumenta população)
 Mortalidade: número de indivíduos que morrem por unidade de tempo; (Aumenta população)
 Imigração: número de indivíduos que entram em uma população; (Diminui população)
 Emigração: número de indivíduos que saem de uma população. ; (Diminui população)
O equilíbrio pode ser atingido pela diminuição da taxa da natalidade ou de imigração pelo aumento da taxa de mortalidade e emigração. Podemos observar que na natureza, em geral, populações com alta taxa de natalidade apresentam também alta taxa de mortalidade. Ex. os peixes produzem milhares de ovos porém a grande maioria dos filhotes morrem antes de chegar a idade adulta, devorados por predadores. Para saber se uma população está aumentando ou diminuindo existe o índice de crescimento que é a razão entre a taxa de natalidade e a de mortalidade. Índices maiores que 1 indica que a população aumentou e um índice menor que 1, que a população diminuiu.

ESTUDO EM LABORATÓRIO
As populações formam-se e crescem devido à sua capacidade de reprodução. Se não houvesse obstáculos (fatores) a esse crescimento , o número de indivíduos aumentaria de forma exponencial (Progressão

Relacionados