033034682208

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Assistência de enfermagem perioperatória: ensino em cursos de enfermagem

Assistência de enfermagem perioperatória: ensino em cursos de enfermagem, das autoras Maria doCarmo Querido Avelar e Ariete Silva, traz um conjunto de ideias que subvertem a assistência de enfermagem para retratar a realidade do ensino da assistência de enfermagem perioperatória,analisando e delimitando suas tendências entre docentes de cursos de graduação em enfermagem que os ministram.
A base referencial para o estudo foi utilizado à teoria habermasiana, àqual usa a sistemática do paradigma da comunicação (teoria da comunicação). Distinguindo dois tipos básicos de ação humana, o agir instrumental e o agir comunicativo. Segundo asautoras, o agir instrumental orienta-se por regras técnicas decorrentes de um saber empírico, onde predomina o modelo de ação técnica, estratégica , ou seja ,a práxis ritual. O agircomunicativo, orientado para o entendimento, constitui uma interação mediada pela linguagem, caracterizando a práxis social. O ensino de enfermagem em centro cirúrgico e da assistência deenfermagem perioperatória retrata uma concepção pedagógica tradicional e hegemônica, pois não é percebida a intenção de propostas comprometidas com mudanças, nem manifestações da suasuperação. Os programas, objetivos, ementas, conteúdos e referências bibliográficas mantêm-se fiéis a um esquema tecnicista.
Após várias análises pode-se concluir que os docentes, nassuas representações, prendem-se, de forma geral, aos aspectos da tecnologia, permitindo um desencaixe progressivo entre o agir comunicativo e o agir instrumental, rompendo o equilíbrioque deveria haver entre os dois.

Acadêmicas:
Danielle Dorna
Ketheleen Louise

Resenha: Assistência de enfermagem perioperatória: ensino em cursos de enfermagem

Abril / 2013
tracking img