032962551305

1247 palavras 5 páginas
1. Introdução

Soluções químicas são misturas homogêneas compostas de duas ou mais substâncias, sendo uma o solvente e a outra o soluto. E a quantidade de soluto na solução determina a concentração da solução. O comportamento das soluções geralmente depende não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante. A concentração em quantidade de matéria expressa a concentração da solução como a quantidade de matéria do soluto em um litro do solvente. Assim: Concentração = quantidade de matéria de soluto(em mols) volume de solução em litros

Mas essas misturas tem um limite, pois um solvente só pode dissolver até o certo limite de soluto, e isso é chamado de coeficiente de solubilidade. Então as soluções podem ser:
Saturadas – superior ao coeficiente de solubilidade da substância (quando a quantidade de soluto dissolvido é igual à quantidade de solvente.
Insaturadas- quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura quando a quantidade de soluto é menor que a quantidade de solvente.
Super –saturada - quando a quantidade de soluto é maior que a quantidade de solvente.
Solução Diluída Nessa solução a quantidade de soluto na solução é considerada pequena. Tem-se como parâmetro que as soluções diluídas são aquelas que possuem no máximo um décimo de mol (0,1 mol) de soluto por litro de solução.
Solução-Concentrada :Nessa solução a quantidade de soluto na solução é considerada grande. As soluções ácidas e básicas são constantemente usadas em laboratórios químicos, e estes devem ter um armazenamento correto, evitando acidentes.
As soluções ácidas devem ser guardadas em recipientes de

Relacionados