032962551305

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Soluções químicas são misturas homogêneas compostas de duas ou mais substâncias, sendo uma o solvente e a outra o soluto. E a quantidade de soluto na solução determina a concentração da solução.
O comportamento das soluções geralmente depende não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de solutodissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante.
A concentração em quantidade de matéria expressa a concentração da solução como a quantidade de matéria do soluto em um litro do solvente.
Assim: Concentração = quantidade de matéria de soluto(em mols)volume de solução em litros

Mas essas misturas tem um limite, pois um solvente só pode dissolver até o certo limite de soluto, e isso é chamado de coeficiente de solubilidade. Então as soluções podem ser:
Saturadas – superior ao coeficiente de solubilidade da substância  (quando a quantidade de soluto dissolvido é igual à quantidade desolvente.
Insaturadas- quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura quando a quantidade de soluto é menor que a quantidade de solvente.
Super –saturada - quando a quantidade de soluto é maior que a quantidade de solvente.
Solução Diluída  Nessa solução a quantidade de soluto na solução é considerada pequena. Tem-se como parâmetro que as soluçõesdiluídas são aquelas que possuem no máximo um décimo de mol (0,1 mol) de soluto por litro de solução.
Solução-Concentrada :Nessa solução a quantidade de soluto na solução é considerada grande.
As soluções ácidas e básicas são constantemente usadas em laboratórios químicos, e estes devem ter um armazenamento correto, evitando acidentes.
As soluções ácidas devem ser guardadas em recipientes devidro escuro, e não serem colocadas juntas a frascos de plástico, pois pode haver corrosão e as básicas em frascos de plástico (Polietileno), pois se forem guardadas em recipiente de vidro, a base pode reagir com a sílica, e alterar a propriedade da solução ou causar acidentes, e serem fechadas com rolhas ou tampas para evitar contato com o ar.
Não devem ser colocadas juntos de água, bases ouácidos, dependendo da solução e nem de metais reativos. Não ficar expostas a calor excessivos e direto, em ambientes explosivos, ou inflamáveis, e serem guardados em armários baixos.
Os compostos químicos se dissolvem em diferentes solventes nos mais diferentes graus de intensidade, os quais por sua vez são afetados por vários fatores, dos quais sobressai atemperatura.
Desta forma, torna-sedifícil separar os compostos em solúveis e insolúveis, em água, por exemplo. A água, pela sua importância é o solvente que tem sido considerado de uma forma geral em estudos desta natureza. Tem sido considerado como compostos poucos solúveis aqueles que não se dissolvem em água em quantidades maiores que 0,01 mol L-1.
Os estudos de solubilidade se concentram nos produtos pouco solúveis,considerando o equilíbrio que se estabelece entre uma fase sólida iônica e seus íons livres em solução aquosa.
Os conceitos sobre o tema citado logo acima segue a Teoria da dissolução.
Existem diferentes maneiras de representar as relaçoes de proporção do soluto e solvente em uma solução :
[pic][pic][pic][pic][pic][pic]
2. Objetivos


Aprender a preparar uma solução de uso comum nolaboratório , soluções aquosas de hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCl). Logo em seguida, determinar a concentração exata das soluções preparadas , conforme o que foi pedido na pratica 3.

























3. Materiais utilizados


3.1 Vidrarias
- 6 Tubos de ensaio
- Pipeta graduada 5 mL
2. Instrumentos
- Pêra
-...
tracking img