032658

890 palavras 4 páginas
Produtos e substâncias químicas
Sabemos que tudo o que está em nossa volta no mundo físico é feito de substâncias químicas. A terra em que pisamos o ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, os veículos que dirigimos, as casas onde moramos, todos contêm substâncias químicas. Os organismos vivos, como por exemplo, os seres humanos, os animais e as plantas, também são constituídos por químicos.
Alguns deles, com os quais temos contato em nossa vida diária, são produzidos pelo homem. Estão nos medicamentos, cosméticos, em nossas casas, nos escritórios, como produtos de limpeza e assim sucessivamente. Entretanto, muitas substâncias químicas às quais estamos expostos diariamente, se apresentam de forma natural e se encontram em nossos alimentos, na água e no ar. Estão em quantidade bem maior do que as produzidas pelo homem. Os químicos produzidos pelo homem, assim como os químicos naturais, podem causar efeitos prejudiciais.

Vários os fatores que podem influenciar no grau de perigo produzido por uma substância química. Alguns deles são:
- Via de ingresso no organismo
- A quantidade ingerida
- O grau de toxicidade
- Eliminação pelo organismo
- Variação biológica.

A dose de uma substância química que ingressa no organismo é, provavelmente, o fator mais importante que determina se ela produz intoxicação. A quantidade que produz intoxicação depende da substância. Considere, por exemplo, o que ocorre quando tomamos um copo d`água num dia quente de verão. A água esfria o corpo e acalma a sede. Normalmente, a água é classificada como um líquido inócuo, porém, ao invés de tomarmos apenas um copo do precioso líquido, tomarmos vários, um após o outro, chegaremos ao ponto em que os efeitos benéficos desaparecerão e os efeitos prejudiciais começarão a surgir. A ingestão da excessiva quantidade provocaria a intoxicação por água.

Em casos graves esta intoxicação provoca convulsões e ataques. Há informações deste tipo de intoxicação em crianças e pacientes

Relacionados

  • Edital Div Notas Pr Objs CP 02 2014
    259687 palavras | 1039 páginas
  • Edital Div Notas Pr Objs CP 02 2014
    259687 palavras | 1039 páginas