032647011880

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRAS CRISTO REI
ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS PELO CRAS CRISTO REI PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA




RESUMO
A constituição federal de 1988 e o conseqüente fortalecimento da assistência social como política de seguridade social e, portanto como um direito do cidadão e a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS sobre a formulação e implementação de umsistema público descentralizado culminou na atual política nacional de assistência social, com a previsão da sua gestão por meio do sistema único de assistência social.
Surge assim o programa bolsa família implementado pelo governo federal em 10/2003 tem como objetivo principal atender duas finalidades básicas: Enfrentar e combater a miséria e a exclusão social, também promover a emancipação dasfamílias mais pobres.
Trata-se de um programa administrado pelo ministério do desenvolvimento social e combate a fome. Em várzea grande através da secretaria de promoção e assistência social em conjunto com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do bairro Cristo Rei, desenvolve ações no sentido de estarem levando a populaçao todos os benefícios de correntes do programa bolsa família,proporcionando às famílias em situação de risco e vulnerabilidade a melhorar sua auto-estima e sua dignidade. Portanto, este estudo tem como objetivo mostrar qual perfil socioeconômico dessas famílias carentes e realidades do seu cotidiano. Para tal buscamos embasamento na pesquisa realizado durante o estágio no CRAS do bairro Cristo Rei.



PALAVRAS-CHAVE:perfil socioeconômico, bolsa família,CRAS Cristo Rei,família beneficiadas.
INTRODUÇÃO
A política publica de assistência social visa à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e á universalização dos direitos sociais, proverem serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e ou especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem, contribuir coma inclusão social e a equidade das famílias ampliando o acesso aos bens e serviços sociassistenciais com objetivos de prevenir situação de risco por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se á população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação de renda, precário ou nulo aosserviços públicos. Fragilizações de vínculos afetivos dentre outros. Os programas e projetos são executados pelas instâncias de governo e devem ser articulado dentro do centro de referencias de assistência social que é uma unidade publica de base municipal localizada em áreas com os maiores índices de vulnerabilidade social e risco social.
Como o local do sistema único deassistencial social – SUAS, é o primeiro acesso das famílias a receberem os serviços sociais disponíveis nos territórios de abrangências, isso faz necessário conhecer o perfil socioeconômico das 75 famílias cadastradas no programa bolsa família do CRAS cristo rei com o objetivo de identificar as situação de vulnerabilidade , ampliar o conhecimento dinâmico no cotidiano das famílias e a realidade vividae com isso a assistência social centra esforços na prevenção e enfrentamento de situação vulnerabilidade e risco sociais por meio intervenção na proteção social das famílias e faze-se necessário planejar estratégias de ação e alcançar metas . O planejamento baseia – se em realidade e visa promover mudanças na situação encontrada, segundo objetivo estabelecido pela política nacional de assistentesocial.

I - Política de assistência social e o bolsa família no CRAS Cristo Rei
A instância de assistência social é concebida como política pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. No Art. 203 podemos verificar que a “assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade [...]”. No artigo 2 do LOAS , nos...
tracking img