032355621490

2612 palavras 11 páginas
Multivix Engenharia Civil

Aços para concreto armado

Professor:Hiran Correia Bragança

Setembro/2014

Indice
Aços para concreto armado
1. Introdução

2. Fabricação de aços para concreto armado
Os aços para concreto armado são ligas de ferro que contém, para melhorar as suas propriedades, elementos como carbono, manganês, silício, cromo e também impurezas não metálicas como combinações de fósforo e enxofre.
Conforme a composição, resultam propriedades diferentes, sendo que o teor de carbono desempenha papel principal.
A resistência do aço aumenta com o teor de carbono na sua composição ou mesmo a adição de outros elementos formando a ligas. O mesmo efeito pode também ser obtido por meio de tratamento posterior, térmico ou mecânico.
Quanto ao processo de fabricação, os aços para concreto armado classificam-se em aços de dureza natural e aços deformados a frio.
a. Aços de dureza natural
Aços de dureza natural são os obtidos por laminação a quente. Apresentam geralmente um limite de escoamento bem definido e suas propriedades dependem unicamente da sua composição química.
b. Aços deformados a frio
Aços deformados a frio são aqueles obtidos por deformação a frio após a laminação. Através de um trabalho mecânico (estiramento, torção, relaminação, trefilação) executado a frio em um aço de dureza natural consegue-se aumentar a sua resistência. Porém quando aquecido a altas temperaturas, o aço deformado a frio perde essa resistência e retorna à condição de aço de dureza natural.

3.Características Mecânicas

LIMITE DE ELASTICIDADE
Também conhecido como limite de influência, o limite de elasticidade, é a tensão máxima suportável que materiais elásticos podem sofrer durante suas deformações. O aço apresenta propriedades que variam de acordo com sua composição e teor de carbono, possuindo uma grande quantidade de

Relacionados