032161851490

1285 palavras 6 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CAMPUS SANTA TERESA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

LAÉRCIO LUIZ CELIN NASCIMENTO
DANIEL FAIAN

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE EXTRATO VEGETAL

SANTA TERESA
2011
LAÉRCIO LUIZ CELIN NASCIMENTO
DANIEL FAIAN

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE EXTRATO VEGETAL

Relatório apresentado a disciplina de bioquímica do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito para avaliação. Orientador: Prof. Fabiano de Carvalho.

SANTA TERESA
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1 2 OBJETIVO 2 3 MATERIAIS 2 4 METODOLOGIA 2 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 3 6 CONCLUSÃO 3 7 BIBLIOGRAFIA 4

1 INTRODUÇÃO

As enzimas proteolíticas, estão envolvidas nos processos de amadurecimento, de germinação, de diferenciação e morfogênese, morte celular, de resposta de defesa de plantas a processos de estresse oxidativo, entre outros. Algumas enzimas envolvidas no amadurecimento de frutos, como a ficina (figo), a papaína (mamão) e a bromelina (abacaxi), podem ser extraídas em grandes quantidades e representam por isso uma significativa importância econômica.
As enzimas proteolíticas possuem também uma vasta aplicação comercial/industrial, estando entre os três maiores grupos de enzimas industriais e sendo responsáveis por 60% da venda internacional de enzimas. Na indústria alimentícia, as enzimas proteolíticas são largamente utilizadas para o amaciamento de carne e clarificação da cerveja — além do amaciamento de couro. Já na indústria farmacêutica, essas enzimas proteolíticas são empregadas em medicamentos para distúrbios de digestibilidade, tendo também ação antiinflamatória, anti-mucolítica e cicatrizante.
Destaca-se ainda a utilização de enzimas proteolíticas em diversas receitas caseiras, sendo comum a utilização de leite de mamão e suco de abacaxi para amaciamento de carnes, além daquelas que recomendam o cozimento de carnes juntamente

Relacionados

  • nada a ver
    776 palavras | 4 páginas