032022251856

408 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – CAMPUS CUIABÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA
Coloração de Gram

CUIABÁ, 10 DE ABRIL DE 2012
Introdução
A técnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica. Foi descoberta pelo físico dinamarquês Hans Christian Gram em 1884. Este cientista obteve com a coloração realizada uma melhor visualização das bactérias em amostras de material infectado. Verificou, no entanto, que nem todas as bactérias coravam com este método o que o levou a sugerir a possibilidade de ser usado um contrastante. Gram morreu em 1935 sem ter conseguido que fosse reconhecida a devida importância ao seu método de coloração. Atualmente, esta técnica é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo utilizada como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.

Materiais e métodos Na Coloração de Gram realizada no laboratório foram utilizados os seguintes instrumentos/materiais: * Lâmina de vidro e lamínula; * Papel toalha; * Alça de platina; * Bactérias: Bacilus subtillis, Estreptococus aureous, Escherichia coli e Serratia (todas em colônias/culturas). * Água destilada; * Álcool 70%; * Lugol; * Corantes: Cristal Violeta e Fucsina.

1) No início deve-se flambar a alça de platina. Quando a alça estiver em rubro, abrir a tampa do vidro de relógio (onde a cultura de bactéria está) próxima ao fogo e encostar a alça num local onde não há colônia, para que possa esfriar a alça. Logo após passar levemente a alça na colônia.

2) Gotejar água destilada na lâmina, com a alça realizar o esfregaço na mesma. Passar a lâmina no fogo para fixação.

3) Realizar a coloração com Cristal Violeta, retirar o excesso com o papel toalha. Esperar 1 minuto.

4) Aplicar lugol. Esperar por 1 minuto.

5) Lavar com água destilada até não sair mais

Relacionados