0319168251554

8937 palavras 36 páginas
Movimentos homossexuais: a constituição da identidade coletiva entre a economia e a cultura. O caso de dois grupos brasileiros.

RESUMO
O artigo apresenta uma análise de duas organizações gay e lésbico de ação coletiva na cidade de Belo Horizonte, a partir da Psicologia Social. Para tal, o texto propõe reflexão sobre o processo de identidade coletiva e a constituição da ação política no âmbito do campo da participação social, permitindo questionar algumas teorias que tentam compreender o fenômeno dos movimentos sociais.
Palavras-chave: Movimento GLBTT, Identidade coletiva, Movimentos sociais, Movimentos homossexuais, Psicologia social.
O presente artigo tem como objetivo evidenciar algumas reflexões dentro do campo de estudos sobre movimentos sociais sobre dois grupos organizados – gay e lésbico – atuantes no movimento GLBTT1 no Brasil, particularmente em Belo Horizonte/MG. Ao apontar as especificidades e questionamentos que derivam das práticas sociais desses grupos buscamos interrogar o campo de pesquisa dos movimentos sociais, apontando algumas limitações e potencialidades a partir de uma análise crítica de seu corpo teórico. Para tal, discutimos, por meio do estudo desses dois grupos que representam respectivamente gays e lésbicas na cidade de Belo Horizonte, a complexidade do fazer político no âmbito das reivindicações pela diversidade sexual, dos direitos sociais e os aspectos da constituição da identidade coletiva de grupos representativos da luta antidiscriminação de homossexuais masculinos e femininos, a partir das contribuições da Psicologia Social (Klandermans, 1997; Melucci, 1996; Prado, 2002; Sandoval, 2001).
Questões analíticas sobre os movimentos sociais: a constituição de atores sociais entre a economia e a cultura
Há muito que para falarmos de mudanças políticas, econômicas e sociais, não podemos mais reduzir nosso pensamento ao mundo institucional, o mundo do Estado, dos partidos, dos sindicatos etc. Estamos vendo emergir a participação

Relacionados

  • 0319168251554
    771 palavras | 4 páginas