031478211422

451 palavras 2 páginas
ESPÉCIE FILOGENÉTICA
O conceito filogenético de espécie é definido como um grupo irredutível de organismos, diagnosticavelmente diferente de outros grupos, e intimamente ligado a um modelo parental de ancestralidade e descendência.
Este conceito releva o critério do descendente comum. Os grupos sexuais ou assexuais estão incluídos neste conceito. As espécies filogenéticas são unidades estritamente monofiléticas. Para uma utilização estrita da sistemática cladística, só o conceito filogenético de espécies pode ser considerado. Este conceito menospreza detalhes do processo evolutivo e fornece-nos um critério que nos permite descrever espécies sem necessidade de estudos pormenorizados dos processos evolutivos. Alguns defensores do conceito filogenético de espécie não desprezam a importância do estudo dos processos evolutivos, mas dizem que o primeiro passo para o estudo do processo evolutivo é ter um retrato da história da vida. Isto significa reconstruir o modelo do descendente comum com o maior detalhe possível, a partir da mais pequena unidade taxinómica que tenha uma história com descendentes comuns.

SÓCIO-HISTÓRICO
A Psicologia Sócio-Histórica tem como base a teoria de Vygotsky que afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantêm no decorrer de sua vida. Neste contexto entende-se que o processo de ensino-aprendizagem também se desenvolve por meio das interações que vão se desenrolando no decorrer no decorrer da vida.
Compreende-se que desde que nascemos somos dependentes socialmente das outras pessoas, e entramos em um processo histórico, que de um lado, nos oferece o que o mundo oferece e as visões sobre ele e, de outro, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mundo que o cerca.
É importante destacarmos que Vygotsky com sua teoria trouxe muitas contribuições para a educação e a aprendizagem, pois através de seus estudos pode-se perceber como a cultura e a história de um indivíduo podem

Relacionados